sexta-feira, 18 de março de 2011

Japoneses fazem minuto de silêncio uma semana após terremoto


No exato momento em que o terremoto que assolou o Japão completou uma semana, às 14h46 em hora local - 2h46 da madrugada de sexta-feira (18) no Brasil, japoneses em todo o país prestaram seu respeito às vitimas da tragédia fazendo um minuto de silêncio.

Na prefeitura de Miyagi, região mais atingida pelo tremor e pelo tsunami, funcionários e socorristas abaixaram suas cabeças em silêncio pelos mortos. Nos locais de busca, em meio aos escombros, bombeiros também prestaram suas homenagens.

O mesmo fizeram os senadores japoneses, que realizaram nesta sexta-feira sua primeira sessão depois do terremoto.

Segundo a última contagem da polícia japonesa, 6.405 pessoas morreram na tragédia. Nas últimas 36 horas,  houve um aumento de quase 2.000 vítimas.

Os valores chegam muito próximos aos do terremoto de Kobe, considerado o pior da história do Japão, quando 6.434 pessoas perderam a vida.

Como em seis Províncias 10.259 pessoas continuam desaparecidas, é muito provável que na tragédia atual o número total de mortos ultrapasse os 15.000, tornando-se o pior desatre da história do país.

Cerca de 90 mil militares japoneses, auxiliados por voluntários estrangeiros especialistas em salvamento, ainda vasculham a zona devastada na busca por sobreviventes presos sob escombros ou arrastados mar adentro pela onda gigante de 10 m de altura.

0 comentários:

Enviar um comentário