sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Angola e Namíbia decidem redobrar esforços na luta contra crimes

Swakopmund, Namíbia (Do enviado especial) - Angola e Namíbia decidiram redobrar esforços na luta contra todas as formas de actividade criminosa, visando a segurança e tranquilidade dos dois países.
 
A decisão resulta da 17ª reunião da Comissão Mista de Defesa e Segurança Namíbia/Angola, realizada hoje (sexta-feira) na cidade de Swakopmund, cujos trabalhos foram orientados pelos ministros da Defesa namibiano e angolanos, Charles Namoloh e Cândido Pereira Van-Dunem, respectivamente.
 
A comissão tomou a decisão pelo facto de constatar que os crimes transfronteiriços continuam a ser uma ameaça para ambos países e para a região austral do continente africano.
 
No evento, realizado na cidade de Swakopmund, a 300 quilómetros da capital namibiana, as delegações apelaram a vigilância e a ampla cooperação entre os serviços de segurança dos dois países.
 
Os delegados constataram com satisfação o bom nível de cooperação existente entre os órgãos de defesa e segurança e acordaram reforçá-la.
 
Felicitaram ainda os chefes de Estado da Namíbia, Hifikepunye Pohhamba, e de Angola, José Eduardo dos Santos, pelas suas eleições a presidente e vice presidente da SADC, respectivamente.
 
Os participantes analisaram a implementação das resoluções da 16ª reunião desta comissão, realizada de 7 a 10 de Julho de 2009, em Luanda (Angola), e manifestaram-se satisfeitos com a sua implementação.
 
Por outro lado, os delegados constataram com satisfação a melhoria verificada na situação política no Zimbabwe e manifestaram-se preocupados relativamente a manutenção das sanções impostas a este país.
 
Neste quadro, a comissão apoiou o apelo da SADC para o levantamento imediato das sanções impostas ao Zimbabwe.
 
A mesma constatou com preocupação a persistente situação de insegurança na parte leste da RDCongo e a crise política no Madagascar.
 
Assim, reafirmou o seu compromisso de continuar a apoiar as iniciativas da SADC, União Africana e Nações Unidas sobre a questão destes dois países (RDCongo e Madagascar).
 
As delegações acordaram que a 18ª reunião da comissão mista de Defesa e Segurança decorrerá em Angola, em data a determinar.
 
A 17ª reunião de ministros da Comissão Mista de Defesa e Segurança Namíbia/Angola foi antecedida de uma reunião de peritos dos dois países, que decorreu de 6 a 7 nesta região.
 
Angola e Namíbia partilham uma fronteira terrestre de 1.100 quilómetros quadrados.

0 comentários:

Enviar um comentário